Instituto Superior Técnico

Núcleo de Serviços Gerais

Espaços Verdes

 

De há uns anos a esta parte que a Gestão de Espaços Exteriores tem vindo a desenvolver, com a ajuda de diferentes organismos estatais e privados, uma monitorização das espécies arbóreas existentes no Campus Alameda.

Primeiramente foi pedido um parecer ao INCF, que identificou as espécies em risco, doentes e com idade avançada. Seguidamente foi pedido um estudo a uma entidade recomendada pelo INCF que deu origem a um extenso relatório sobre o estado de saúde dos nossos espaços verdes.

De acordo com o relatório supramencionado levamos a cabo alguns abates de exemplares já mortos e que representavam um risco para toda a comunidade IST. A seguir foi feita uma limpeza exaustiva de todos os exemplares do Campus, reabilitação de exemplares, bem como correções fitossanitárias que nos foram recomendadas. Futuramente serão avaliados periodicamente todos os exemplares intervencionados.

Durante 2022 fizemos uma proposta para a reflorestação do Campus a fim de repor os exemplares abatidos de forma sustentável. Estamos a aguardar decisão superior.

A manutenção dos espaços verdes é realizada por uma empresa de outsourcing certificada em diversos trabalhos de jardinagem, silvicultura e arquitetura paisagística.

Atualmente estamos a trabalhar com o projeto do Técnico Sustentável onde já levamos a cabo várias iniciativas de sustentabilidade, tais como: plantação de prados autóctones, hortas, paredes verdes e implementação de combustores.

Estamos, ainda,  a desenvolver um trabalho de monitorização de gastos de água com as regas de forma a otimizar estes mesmos gastos. Já foram identificados alguns pontos críticos que foram trabalhados de imediato com redução de gastos visíveis, mas vamos continuar a trabalhar nestas soluções mais sustentáveis.